domingo, 25 de outubro de 2015

Reação ao tema da redação do ENEM pela direita conservadora.


A reação que muitas pessoas tiveram ao tema da redação do ENEM é assustador. O tema, simples e importante: "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira"foi tratado por muitos, em redes sociais, como doutrinação marxista e afronta à família brasileira.

O fato de lutar contra a violência feminina é apenas tentar consolidar a própria Constituição Federal que define que todos são iguais perante a lei. Defender que as mulheres não sejam constantemente violentadas, em nada diminui o meu direito de homem. Muito pelo contrário, quero lutar para que minha mãe, tias, primas, possíveis filhas, namorada, amigas e qualquer mulher, tenham sua integridade física e psíquica respeitadas.

Tal tema além de não se mostrar em nada ofensivo à ninguém é totalmente pertinente, tendo em vista os números alarmantes de violência contra as mulheres e sua vulnerabilidade social. Dessa maneira, é assustador ver a reação de muitas pessoas que se ofenderam pelo simples debate sobre o respeito às mulheres. Ao meu ver, tal reação só mostra o quanto grande parte da sociedade é machista e quer manter estruturas arcaicas ainda em nossa contemporaneidade. 

Por outro lado, tais atitudes mostram a verdadeira face de muitas pessoas que tentam se passar como pessoas ilustradas e racionais. Porém, sob um véu de modernidade e de instrução formal, trazem ideias de dominação que se aproximam do fascismo!
Parabéns ao MEC, e triste de ver a ideia de respeito às mulheres ser rechaçada tão veemente por grande parte da sociedade em pleno século XXI! 


2 comentários:

  1. Em que mundo esses coxinhas estão vivendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles enxergam o mundo pelas lentes distorcidas do Olavo de Carvalho, do Marcos Feliciano e do Bolsanaro!

      Excluir