domingo, 24 de maio de 2015

Imbatível ao extremo - Assim é Jorge Ben Jor!


A Rádio Batuta, do Instituto Morera Salles, produziu um completo e profundo documentário em áudio, sobre o gênio Jorge Ben. 

Uma aula para quem gosta de música popular!



Reconhecido, admirado, assimilado e imitado à larga. E não apenas no Brasil, mas mundo afora. Presença marcante em nosso imaginário coletivo por meio de clássicos absolutos como Mas que nada, Chove chuva, País tropical, W-Brasil... Inventor de um “esquema novo” na canção brasileira. Criador de uma sonoridade única e inconfundível, que virou do avesso a Bossa Nova. Letrista mais do que inspirado, por vezes francamente delirante, livre. Canal privilegiado de comunicação com o inconsciente carioca, portador da ancestral sabedoria de rua. Construtor de imagens, de mitos e heróis inesquecíveis. Jorge Ben Jor é Rio de Janeiro. É bailinho de iê-iê-iê na Zona Norte e futebol de praia na Zona Sul.  É samba, blues, rock’n'roll e funk. É São Jorge e os deuses nagôs do candomblé. É Taj Mahal e Maracanã. É Domingas e Barbarella (e Magnólia, Palomaris, Rita Jeep...). É Fio Maravilha e Cassius Marcellus Clay. Misticismo e malandragem. João Gilberto e Chuck Berry. Alquimia e escravidão. É África e Brasil.
A Rádio Batuta tem o prazer de apresentar o seu mais novo documentário: “Imbatível ao extremo: assim é Jorge Ben Jor!” – uma imersão no período inicial da obra de um dos mais originais artistas de nossa música. Dividido em dez capítulos, o programa conta com depoimentos de Alberto da Costa e Silva, André Midani, Armando Pittigliani, Caetano Veloso, Dadi Carvalho, Frederico Coelho, Gilberto Gil, Jorge Mautner, Luiz Tatit, Tárik de Souza e Zico.

Prólogo
Capítulo 1 – Um novo esquema
Capítulo 2 – Bidu
Capítulo 3 – Charles, irmão de cor
Capítulo 4 – Ecos do Oriente
Capítulo 5 – O império do ritmo
Capítulo 6 – Mitologia negra
Capítulo 7 – Futebol
Capítulo 8 – Imaginário
Capítulo 9 – Gil e Jorge
Capítulo 10 – Alquimia sonora

Créditos
Roteiro e apresentação: Paulo da Costa e Silva
Edição: Filipe Di Castro e Paulo da Costa e Silva
Sonorização: Filipe Di Castro
Produção: Adriana Maciel, Heloísa Tapajós e Paulo da Costa e Silva

2 comentários: