quinta-feira, 28 de abril de 2016

Psicólogo do esporte rebate Dunga: "Ignorância total sobre o assunto"

Psicólogo do esporte rebate Dunga: "Ignorância total sobre o assunto"

Considerado referência, doutor Renato Miranda classifica como rasa a declaração
do treinador sobre utilização de psicólogos na Seleção: "Precariedade intelectual"

Por Juiz de Fora, MGwww.globoesporte.com


Durante o evento "Somos Futebol", realizado pela CBF ao longo desta semana, Dunga criticou a utilização de psicólogos na seleção brasileira. Para o técnico, o jogador que chega após muitas horas de viagem não vai "abrir o coração para alguém que ele nem conhece". Ainda segundo ele, o atleta pode ter dúvidas até sobre a manutenção da confidencialidade do que diz: "Será que ele (psicólogo) vai contar para o dirigente? Será que ele vai contar para o treinador?" Polêmica, a declaração do treinador ecoou mal entre especialistas na ciência que estuda o comportamento e as funções mentais.
Doutor em Psicologia do Esporte pela Universidade Gama Filho, autor de dois livros a respeito do tema e uma das principais referências sobre o assunto no país, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Renato Miranda fez críticas pesadas às opiniões de Dunga. Para ele, a fala do técnico da Seleção demonstra desconhecimento do assunto.
– Pelo que lemos, o problema é a ignorância total sobre o tema. A crítica que ele faz não é da Psicologia do Esporte. Ele confunde Psicologia Clínica, ou algo próximo disso, com Psicologia do Esporte. Quando o Dunga diz isso e ainda dá suporte a essa ignorância afirmando que ele é autêntico e sincero, desculpe-me, mas isso não tem nada de autenticidade. Nem de sinceridade. Isso na verdade serve como um escudo para proteger a ignorância que a pessoa tem sobre determinado assunto, e por ter um ego muito forte, ser um ególatra, essa pessoa não consegue discernir a ignorância de um tema da sua própria capacidade de julgar algo que desconhece. Eu sou ignorante em vários temas, como Física Quântica, por exemplo. Aí eu vou dizer que Física Quântica é bobagem? – criticou.

Renato explicou por que a declaração de Dunga dá a entender que o treinador confunde temas diferentes.
– O psicólogo do esporte vai ajudar o atleta a não tomar um gol no primeiro minuto de jogo porque está desmobilizado, a controlar a ansiedade para não ficar em impedimento, por exemplo. Ele (Dunga) sequer sabe o que é um treinamento psicológico. Se algum atleta tiver algum distúrbio psicológico, vai se tratar com um psicólogo clínico. É a mesma coisa que eu criticar o jornalismo esportivo falando de jornalismo político. Você vai achar que eu estou doido – disse.
Renato Miranda afirmou ainda que compreende a opinião do técnico da Seleção, mas fez uma ponderação. Para o doutor em Psicologia do Esporte com especializações na Alemanha e na Rússia, Dunga deveria procurar se informar.
– A discussão do Dunga tem eco porque ele é o técnico de uma das melhores seleções de futebol do mundo. Só que é de uma precariedade intelectual de dar dó. Eu até entendo essa posição do Dunga pelo seguinte: na Seleção já passaram psiquiatras, ditos especialistas em autoajuda, em motivação, alguns psicólogos que não entendem nada de psicologia do esporte. Ou psicólogos que entendem de psicologia do esporte, mas não conseguiram, por um motivo ou por outro, fazer um grande trabalho. Então isso não me surpreende, a imagem que o sujeito tem é muito negativa. Mas acho que as pessoas deveriam procurar estudar. Os anos vão passando, e as pessoas continuam dizendo bobagens, coisas de ordem precária, ignorante em relação ao assunto, tratando as questões de uma maneira rasa, simplista, bruta, vergonhosa – afirmou.
"TÉCNICO FALHO"
O doutor em Psicologia do Esporte detalhou como é a aplicação do conhecimento nos treinamentos. Ele explicou que, atualmente, o psicólogo da área deve atuar juntamente à comissão técnica, no campo, auxiliando os atletas para que eles aprimorem o rendimento a partir do desenvolvimento cognitivo.
– Pergunte a qualquer atleta, de qualquer esporte, pode ser até amador: você acha que se houvesse um treinamento para melhorar sua capacidade de ficar concentrado para bater um pênalti, por exemplo, ou durante uma jogada de ataque, se melhorasse a sua concentração, isso seria importante? Você acha que se você aprendesse uma técnica para controlar a ansiedade antes de uma disputa de pênaltis seria bom? Por exemplo, o treinamento tático tem um componente psicológico muito forte, que é o componente cognitivo, ligado à percepção, aos focos de atenção, às demandas da concentração. Mas se o sujeito não sabe quais os elementos que compõem a concentração e a importância disso para o jogo, então ele é um técnico falho – rebateu.
Para Renato Miranda, passagens recentes da seleção brasileira revelam que há problemas na preparação psicológica dos jogadores. Ele afirmou que é preciso aprender com o que é praticado mundo afora.
– Diversos países fazem isso em vários esportes. Temos que ter discernimento para ver o que está acontecendo. Por isso que atleta fica chorando igual criança na hora do hino, em vez de estar feliz por estar participando de uma Copa. Por isso que na hora do pênalti fica tremendo e chorando – disse.
O professor universitário relatou ainda que a própria figura do técnico também precisa de acompanhamento do profissional.
– A preparação psicológica não é atrelada apenas ao jogador, mas ao técnico também. Como o técnico tem de controlar a ansiedade e o estresse dele quando está no banco, para pensar melhor como chamar a atenção de um jogador ou de outro de maneiras adequadas a cada um, como lidar com a imprensa, com os torcedores – explicou.

FORMAÇÃO DOS ATLETAS
Para o profissional, um dos problemas associados a esse despreparo está na formação do jogador brasileiro. Renato Miranda acredita que a formação dos atletas foca apenas nas partes técnica, tática e física, enquanto a psicológica, tão importante quanto as outras, segundo ele, fica de lado.
– As questões cognitivas, mentais e emocionais, que são a matriz do conhecimento da Psicologia do Esporte, são inerentes a qualquer formação de atleta desde a iniciação, como as preparações física, técnica e tática, como força, velocidade, agilidade, resistência. Essas são habilidades físicas, mas também existem habilidades psicológicas, como motivação, capacidade de desenvolvimento da automotivação, controle do estresse, percepção. A coordenação, a força, a velocidade, a resistência, o atleta não treina desde sempre? Então, a parte psicológica também tem de ser assim. Treinar a automotivação, autodisciplina, concentração, desde sempre. Agora, de maneira geral, nosso atleta é muito mal formado – opinou.
Na opinião de Renato Miranda, os próprios treinadores também deveriam ter mais conhecimento de Psicologia do Esporte para desenvolver as equipes.
– Seria ótimo se o técnico tivesse o conhecimento, porque o jogador confia mais. Assim, o treinador poderia passar tarefas para ele fazer no período em que está no clube, associando treinamentos de ordens física, técnica e tática às questões psicológicas. Não dá mais para separar. Está intimamente ligado – disse.
Consultor esportivo do Vôlei Juiz de Fora na Superliga masculina, Renato Miranda afirma que a psicologia pode ajudar os atletas até mesmo na difícil hora da aposentadoria, quando deixam de competir em alto nível e buscam outras alternativas para não se sentirem parados. Segundo ele, a valorização do aspecto psicológico é algo elementar e refletiu sobre os resultados recentes da Seleção.
– Hoje, se um jovem profissional do esporte, ainda no início de carreira, chegar a um clube ou a qualquer instituição e falar que as questões psicológicas são bobagens e não servem para nada, ele está despedido, de tão elementar que é. Talvez seja por isso que o Brasil já perdeu várias Copas que poderia ter ganhado – finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário