segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Udão Correria – Humor e Política! A página que incomoda alguns poderosos em Uberlândia!

Udão Correria – Humor e Política! A página que incomoda alguns poderosos em Uberlândia!

A primeira entrevista do Blog do Francisco Águas
Há menos de um ano a fã page de humor “Udão Correria” utiliza a sátira para propor o debate político em Uberlândia e no cenário nacional. Usa de memes criativos, vídeos irônicos, destoando do discurso único dos grandes veículos de mídia.

O blog do Francisco Águas, admirador da página propôs 10 perguntas que foram respondidas pelos administradores da página. Saiba um pouco sobre pensamento do “Udão Correria”!
1 - A quanto tempo tem a página Udão Correria?
A página é recente, ainda não completamos nem um ano de existência, foi criada em maio de 2015.
2 - Qual a temática da página?
É basicamente humor e política. Falamos de temas nacionais e regionais, muitas vezes publicamos alertas e posts de utilidade pública para fidelizar ainda mais o público de Uberlândia e região.
3 - Como vc vê a cobertura política de uberlândia e região feita pelos maiores veículos de mídia locais?
Em geral são coberturas fracas e tendenciosas, com algumas exceções mas que em maioria são programas de baixa audiência.
4 - Qual sua visão sobre a Câmara de Vereadores de Uberlândia?
Cara, sinceramente, não sei nem por onde começar a responder essa pergunta. A corrupção na câmara começa nas coisas pequenas. Escândalos conhecidos vão desde salgadinhos até assessorias jurídicas superfaturadas. Recentemente assisti um vídeo feito pelo Genéricos TV, que foi a câmara fazer perguntas básicas de tabuada e nenhum vereador sabia responder direito. Não que isso justifique a competência de alguém, mas como disse acima, o despreparo é tão grave que começa nas pequenas coisas. Percebo que a politicagem passou na frente da dedicação a população, temos vereadores que se dedicam a criar factoides, boatos e brigas para desestabilizar o governo municipal.
5 -  Qual vereador vê como destaque positivo e qual vê como destaque negativo?
O Udão se sente representado pelo Silesio e Marquinho do Mega Box, temos ideias alinhadas e já deixei isso claro várias vezes em postagens envolvendo os vereadores. Do mesmo jeito que vejo no Wilson Pinheiro o oposto de minha representação politica. Nada pessoal, mas acompanho o trabalho dele. Vai ver se o cara tá visitando alguma quebrada, pegando os problemas com a população,etc. Ele só fica correndo atrás de criar fatos. A matéria que ele orquestrou do fantástico para mim foi a gota d’agua. Foi um dos motores que nos incentivou a criar a página, ali ele passou dos limites, por sorte a verdade apareceu e até o próprio programa se redimiu.
6 - Vc sofreu ou sofre algum tipo de ameça pelas postagens que faz sobre determinados políticos de Uberlândia?
Diariamente, ainda mais agora, que uma liminar na justiça revelou a identidade dos donos da página para os piores inimigos. Mas vamos seguir firme, não temos rabo preso, temos ficha limpa e coragem para lutar pelo direito de liberdade de expressão.

7 - Ainda existe coronelismo em Uberlândia?
Sim.
8- Qual a função da sátira humorísticas em seus comentários polítcos?
Os memes e os vídeos geram discussão. As vezes aquele cara que não se interessa por política passa a se interessar quando dá risada daquilo. Isso é muito bom, de uns tempos pra cá várias páginas inspiraram uma geração de pessoas que já conseguem se posicionar politicamente, buscar fontes e questionar o padrão. Essa função do humor é fascinante.
9 - Odelmo Leão é muito citado em seus comentários. Foi prefeito em mais de um mandato e atual Deputado Federal, faça uma análise de sua atuação como prefeito e como deputado.
Odelmo fez um governo centralizado, não chegou nas periferias, não planejou bairros, veja o exemplo do Shopping Park. Don Almir era quase todo sem asfalto até pouco tempo atrás. O que ele fez foi surfar na onda dos bons tempos do Lula e usou grandes recursos federais para grandes obras, construção de hospitais, casas,etc. Muitos destes recursos com participação direta do então deputado Gilmar Machado. Não vejo a mesma postura do Odelmo na situação de deputado. Quase não trouxe recursos, fica fazendo politicagem, se uniu a políticos de extrema direita como Bolsonaro e Eduardo Cunha. Votou a favor da terceirização, favor da redução da maioridade penal, só aprova coisa pra fazendeiro, por isso a página pega no pé dele. Que inclusive está me processando junto com o Wilson Pinheiro e o Felipe Attiê.
10 - Como vê Uberlândia em 2016 em ano de eleições
Será mais uma eleição bizarra. A guerra política será intensa e na situação que estamos todos tem a perder com isso. Farei a minha parte para que a população escolha melhor seus políticos, mas não será uma tarefa fácil.

Um comentário: