sábado, 26 de novembro de 2016

O Mito Fidel - Monstro ou Gênio

O Mito Fidel - Monstro ou Gênio


Os veículos de comunicação noticiam que Fidel Castro Ruz faleceu aos seus 90 anos. O portal uol noticiou:
O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado (26) seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal.

O líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite de sexta-feira (25), às 22h29 (hora local), e seu corpo será cremado "atendendo sua vontade expressa", explicou Raúl Castro, visivelmente emocionado.

O presidente cubano afirmou que, nas próximas horas, será anunciado como acontecerá o funeral de Fidel Castro, que foi visto pela última vez no último dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang

Não se pode negar a importância de Fidel Castro na história contemporânea. Líder de uma revolução no quintal dos EUA deu início a um regime em 1959 em Cuba e persiste até hoje sob liderança de seu irmão Raúl.
Tornou-se símbolo para muitos na esquerda, como alguém que desafiou o império, erradicou o analfabetismo e a fome em seu país. Por outro lado, principalmente entre os partidários da direita, mas também entre alguns dissidentes da esquerda cubana, Fidel se tornou um ditador sanguinário, assassino e perseguidor implacável dos inimigos do regime castrista.
Creio que as duas visões são simplistas e incompletas. É impossível julgar Fidel sem analisar o contesto histórico e humano de uma figura tão complexa como ele.
A Revolução Cubana destituiu do poder um governo ditatorial comandado por Fulgêncio Batista. De acordo com o site
 http://mortenahistoria.blogspot.com.br/ Fulgêncio foi: 
ex-presidente de Cuba de 1933 a 1940 e o presidente oficial do país de 1940 a 1944 e novamente de 1952 a 1959, como ditador. No primeiro período de seu governo entre 1933 e 1944, exerceu um governo forte. Batista consolidou o seu poder concentrando em si todas as nomeações para os cargos públicos. Durante o primeiro mandato de Batista, Cuba cooperou na Segunda Guerra Mundial com os aliados e declarou guerra ao Japão, Alemanha e Itália. Em março de 1952 regressou ao poder, novamente mediante um golpe militar. Passou então a governar como um verdadeiro ditador, contando com o reconhecimento diplomático e apoio militar dos Estados Unidos. Instaurou um regime autoritário, mandando prender os seus opositores e restringindo as liberdades através do controle da imprensa, da universidade e do congresso, usando métodos terroristas e fazendo fortuna para si e para seus aliados
Batista governou com mão de ferro transformando Cuba em um verdadeiro Cabaré dos EUA. Cuba antes da Revolução não era um país democrático. A pobreza, concentração de renda e desmandos de Fulgêncio oprimiam de maneira dura a ilha.
Nesse sentido a Revolução Cubana retirou do poder uma ditadura severa e que estava no poder apenas porque os EUA a apoiava e em troca Fulgêncio garantia todos os interesses do Grande Império.
Deve ser ressaltado que o regime castrista se deu em meio a Guerra Fria, onde as relações geopolíticas se encontravam extremamente polarizadas entre as duas potências então existentes, a Capitalista Estadunidense e os Socialistas Soviéticos.
Os EUA não aceitaram de maneira alguma que seu ditador fosse deposto. Fidel em um primeiro momento não se alinhou a União Soviética. Seus planos eram estabelecer um governo nacionalista, porém não socialista. Como os EUA fizeram várias retaliações diretas ao regime implantado com a Revolução, Fidel se viu acuado e sem alternativa.
Assim, depois de tentativa de invasão americana no episódio em que ficou conhecido com Invasão à Baia dos Porcos,
Conhecida em espanhol pelo nome de "La Batalla de Girón em Cuba", a Invasão da Baía dos Porcos ocorreu quando um contingente de exilados cubanos contrários a Fidel Castro, organizados pelos EUA, tentaram invadir a região sul de Cuba. Este episódio ocorreu no ano de 1961 e os exilados de Cuba foram apoiados pelo exército norteamericano e tiveram treinamento de agentes da CIA (Central Intelligence Agency). O objetivo era depor o governo socialista que tinha se instalado após a Revolução Cubana e derrubar Fidel Castro.( http://www.infoescola.com/historia/invasao-da-baia-dos-porcos/)
 e de um embargo comercial que durou até o Governo Obama, que impediu que todos os países aliados aos EUA (todos países capitalistas), o Governo Cubano se viu obrigado a se aliar aos soviéticos. Em uma época polarizada, tal comportamento aumentou ainda mais a animosidade entre os EUA e o Regime Cubano implantado por Fidel Castro.
 O Regime cubano passou por várias retaliações estadunidenses, porém conseguiu persistir. Fidel sofreu dezenas de tentativas de assassinato e várias sabatagens patrocinadas pelos EUA.

Fidel Castro esteve na mira dos Estados Unidos por décadas
De rifles de alta potência até comprimidos envenenados, passando por canetas tóxicas e a contratação de assassinos profissionais, estes foram alguns dos métodos que teriam sido utilizados pelos Estados Unidos na tentativa de se livrar de Fidel Castro, o líder cubano, incômodo à política americana de ampliação da influência que exercia na região.
Nas últimas décadas, as tentativas de assassinato de Fidel vêm sendo objeto de análises e especulações. O fato de que algumas dessas tentativas ainda permanecerem sem comprovação só colabora para fortalecer ainda mais a imagem heróica de Fidel, que como líder de uma pequena e frágil república caribenha, se opôs com ferrenha determinação ao vizinho gigante e todo poderoso do norte.
Um dos homens que teve a missão de cuidar da segurança de Fidel Castro durante anos, o ex-chefe do serviço secreto cubano Fabián Escalante, escreveu um livro no qual detalha 634 maneiras usadas pelos adversários de Fidel na esperança de assassiná-lo.
Dessa forma, cada vez mais paranoico o líder cubano se tornou. Para manter a soberania cubana frente a constante sabotagem yanke, o Comandante recrudesceu seu governo. Certamente cometeu exageros e abusos aos Direitos Humanos. Porém a Revolução Cubana conseguiu persistir e avançar, deixando de ser um mero quintal dos Estados Unidos.
Erradicou a pobreza, o analfabetismo, consolidou a medicina cubana como uma das mais avançadas do mundo e ainda enviou médicos cubanos para várias expedições humanitárias. Por outro lado, a liberdade de expressão da população sofreu restrições, direitos de locomoção também, liberdade política e outras liberdades civis não eram plenas da ilha.

Ao contrariar os interesses do Império Yanke, foi duramente perseguido e isolado. Para se manter de pé se aliou à União Soviética para conseguir apoio. Radicalizou a repressão e certamente cometeu abusos. Porém como julgá-lo?
Fidel é um símbolo. A direita radical é obcecada por Cuba. Parte da esquerda é encantada. Uma pequena ilha que se levantou contra os interesses imperiais dos EUA. Erradicou a pobreza, porém sua sociedade está longe de uma sociedade ideal. Pouca liberdade, restrições de ir e vir dos cidadãos, baixo desenvolvimento econômico. Cuba e as ações de Fidel não podem ser vista sem o contexto da história e da Guerra Fria.
Fidel, nem monstro nem Monstro nem Gênio, mas sim o líder possível para uma revolução cubana em meio à Guerra Fria, que marcou seu nome na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário